quarta-feira, 2 de abril de 2008

Retalhos sobre a Família Leite

Consta dos arquivos da Paróquia de Afogados da Ingazeira, a seguinte certidão de batismo: “Eduardo, pardo, filho natural de Luiza, escravo de Filippe Pedro de Souza Leite, nasceu a oito de outubro de mil oitocentos setenta e três e foi solenemente batizado pelo Pe. Manuel Gomes da Fonseca a treze do mesmo mês e ano, sendo seus padrinhos Joaquim do Nascimento Leite e Amélia do Nascimento Leite. E para constar mandei fazer este assento em que me assigno”. Segue assinatura ilegível.

.................................


Argemiro Leite (neto), por e-mail, relatou-me fato curioso sobre nosso avô, Argemiro de Souza Leite. É Mais ou menos o seguinte. Num dos finais de feira de Bom Jesus, estavam reunidos os irmãos Argemiro, Abílio, Adelino (Cabôclo), Aprígio, Ilídio, e Gonçalo. Na companhia destes se encontravam Pedro de Souza Leite (Pedro de Raimunda) e um senhor conhecido pelo sobrenome Lima. O senhor Lima já estava muito bêbedo (borracho). O nosso avô idem. Nesse momento o afilhado de nosso avô, Pedro de Raimunda, que improvisava, deu início a essa sextilha:

Na Vila do Bom Jesus
Eu bebo e não me aperreio
Seu Lima tá com Jesus
Meu padrinho tá quase cheio
.............................................

Nesse momento a sextilha foi interrompida pelo nosso avô.
Não se sabe o que temia como verso final.

3 comentários:

Itapetim disse...

aEstimado Dr Valdir,
Sou natural de Piedade,que pertencia ao municipio de São José do Egito. Fui batizado em Itapetim pelo Padre João Leite, em 1941. Hoje resido no Rio de Janeiro mas não cortei minhas raízes com a nossa terra e a nossa gente.
Felicitando o destacado Defensor Público, informo que sou militar do Exército já na Reserva e minha esposa é Defensora Pública da União , mas não é nordestina.
Tenho buscado na internet um poema do Rogaciano Leite, intitulado "EULÁLIA" , mas não obtive êxito até agora.
Será que posso contar com a sua ajuda?
Fraterno abraço,
Pedro Fernando Malta

Eduardo Leite disse...

Caro Valdir Perazzo cheguei ao seu blog por uma pesquisa sobre a família Leite. Sou Wânderson Eduardo Moraes Leite, nascido em São José do Egito, filho de Gildázio dos Anjos Leite, filho de Auguto Gomes Leite, filho de Vicente Leite. Gostaria de saber mais sobre a família Leite de Saõ José do Egito. Sou bacharel em filosofia e estou cursando o bacharelado de Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco, sou seminarista da Diocese de Afogados da Ingazeira. Deixo o meu email para contato caso tenha algo que possa ajudar-me na pesquisa. Obrigado, abraços e parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Boa noite!

Me chamo Marcos Leite, gostaria de saber se o Sr. conheceu Vicente Leite Ferreira (in memorian), ou mais algum parente dele, ele é natural de São José do Egito, mas saiu dessa cidade a muito tempo, sou filho dele, gostaria de conhecer minha familia dái,


Qualquer informação enviar e-mail para: enf.marcos@yahoo.com.br

Grato.