sábado, 29 de março de 2008

Curiosidades sobre Família Leite

Curiosidades sobre a família Leite


..............................

Damião Leite conta-nos que a primeira geração da família – descendentes de Filipe Pedro de Souza Leite e Clotildes Ferreira Leite – quando iam à feira na Vila de Bom Jesus, hoje Tuparetama, muitas vezes reuniam-se numa bodega para tomar uma cachacinha ou um vinho. Alguns eram “econômicos”. Tinha um deles que quando acabava de entornar o copo dizia: “eu bebo e vou saindo”. Os que ficavam não perdoavam: “para não pagar”. Faziam coro.

...............................

Dondon, filha de Gonçalo Leite, afirma que seu pai era extremamente coerente com suas posições político-partidárias. Nunca mudou de partido. Seguia fielmente a liderança de Inácio Mariano Valadares. Não traia seu partido mesmo que o candidato adversário fosse seu parente. O Padre João Leite, seu primo, concorreu às eleições Municipais de São José do Egito. Gonçalo Leite comemorou a derrota do primo mandando soltar 12 (doze) dúzias de fogos.

...............................

Uma das filhas de Gonçalo Leite, depois que se casou, foi residir na cidade de Tabira. Casada e morando distante do pai achou que tinha conquistado independência político-partidária. Nas eleições municipais daquela cidade votou em um dos membros da família Pires que não teve sucesso. Visitou o pai quando este já se encontrava moribundo. Aproximando-se do leito perguntou: não está me conhecendo papai? Ao que o velho, depois de um breve silêncio, respondeu lembrando-lhe o nome do candidato derrotado.

...............................

Argemiro Perazzo Leite, filho de Walfredo Leite, conta que seu pai lhe relatou uma das “tiradas” irônicas de Gonçalo Leite. Quase todos os descendentes de Filipe Pedro de Souza Leite tinham engenhos de cana de açúcar. As condições do engenho de Ilídio de Souza Leite eram precárias. Gonçalo Leite não perdoou: “Ilídio corta cana, cambita, mói e ainda seguro o engenho para não cair”.

...............................

É famosa a espirituosidade de Walfredo Leite. Quando ia comprar uma galinha não dava chance ao vendedor. Pegava a ave pelas asas, levantava várias vezes, depois disparava: “é pequena, mas é magra”.

.............................
No Natal de 2007, em jantar de confraternização em uma Pizzaria do Recife, Elisa Perazzo Leite contou-nos que Rogaciano Leite, jovem poeta morando no Rio de Janeiro, combinou com a namorada de irem à praia. No Rio de Janeiro o tratavam pelo sobrenome. Ao chegar muito cedo na casa da jovem, ao tocar a campainha, ouviu a indagação: quem é? Ao que respondeu: é o Leite. Ouviu pronta resposta: deixe na porta.

................................

Walfredo Leite não admitia crueldade alguma com animais. Em sua propriedade – Sítio Panelas – não permitia que caçassem ou pescassem. Ao sugerirem a ele que colocassem alevinos no seu açude, brincou: “isso quebra um arame...”. Isto é, havendo peixes as cercas são destruídas para a pesca, razão pela qual preferia não ter peixes em seu barreiro.

................................

Em 1975 eu (Valdir Perazzo Leite) estava estudando em Recife. Meu irmão Argemiro Perazzo Leite, o mais jovem, continuava morando no Sertão (Tuparetama). Ano seguinte é que foi morar em Recife para estudar. Pois bem, naquele ano meu pai, Walfredo Leite e meu irmão caçula foram me visitar. Surpreendi-me vendo meu irmão fumando. Perguntei a meu pai: Argemiro fuma? Ele respondeu: lá em casa só quem não fuma é o louro (papagaio).

.................................

No final do ano de 2007, me encontrava em Tuparetama. Fomos juntos eu, Alda Leite, Nenén de Damião e Argemiro Perazzo Leite, meu irmão, à casa de Dondon Leite, entrevistá-la para o livro de família que pretendíamos escrever. Dondon se comprometeu de me mandar documentos de família. Cumpriu.
Numa folha de caderno relatou-me um fato pitoresco da política de São José do Egito. É mais ou menos o seguinte. Em 1958 Cid Sampaio venceu as eleições para o governo de Pernambuco, derrotando Jarbas Maranhão. Em São José do Egito Inácio Mariano Valadares, da UDN, até a vitória de Cid, estava “de baixo”. Walfredo Siqueira, do PSD, estava na situação. Com a eleição de Cid o quadro se inverteu. Enquanto Walfredo estava “de cima”, valia-se dos bons serviços de um delegado de polícia cujo sobrenome era FALCÃO. O delegado orgulhava-se do sobrenome. Um dos serviços prestados pelo delegado a Walfredo Siqueira era tomar as “peixeiras” dos matutos udenistas, eleitores de Inácio Mariano. Num dia de feira em São José do Egito, o delegado montou piquete em várias estradas para desarmar os feirantes udenistas. À noite Inácio Mariano Valadares fez uma festa no Ideal Club. Registre-se que Inácio havia solicitado de Cid a transferência do delegado que o incomodava. Teve sucesso. O poeta e joalheiro José Mororó, mirando Inácio Mariano, assim o felicitou:


Eu vejo neste distrito
Orgulho piléria e crítica
É triste esta política
De São José do Egito
Só querem tirar a dita
Do homem que tem razão
É triste a situação
Desta vida cangaceira
Udenista sem peixeira
E pessedista sem FALCÃO.

46 comentários:

UBURANAS CIDADE DOS POETAS disse...

Caro Amigo,meu nome e Gilson Leite Marques,fiquei feliz em encontrar esse blog.A familia Leite e muito numerosa,principalmente em Itapetim,sou sobrinho de Rogaciano Leite.Tenho muito orgulho dessa familia,pelos seus poetas,e pela sua inteligencia.1 abços
e-mail gilsonleitemarques@yahoo.com.br

val disse...

SENHOR VALDIR A MUITOS ANOS ESTUDE COM A MARIA JOSE PERAZZO ME RESPOSTE

Marcos Lucas disse...

olá,sou Marcos Lucas Torres Leite, sou de salvador mas meus ascendentes da familia leite são do ceará. gostaria de saber se á alguma relação direta ou indireta com os leite de pernambuco já que são estados vizinhos. abraços e aguardo respostas.

meu orkut :http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4760109167339510815

Carlos Costa disse...

Caro amigo meu nome é Carlos Roberto Leite sou neto Agripino Ferreira Leite seu que meu avó nasceu em São José do Egito e que tinha o pai Zé Leite nada mais sei gostaria de conhecer mais sobre a familia leite de São josé pois moro em Quixeramobim - Ceará tenho muitos parentes aqui e em Fortaleza, qualquer informação

carloscosce@yahoo.com.br

grato

Unknown disse...

Olá Valdir, tambem tenho Leite nas veias,rs
Gostei muito do seu estudo sobre a Genealogia da familia Leite, de quem, como outros Lacteos, sou muito orgulhosa. ( Penha Leite, que seria uma conversao sobrenome Peña)Sou carioca,mas a minha origem vem do Ceará,mais precisamente ca cidade de Sao Benedito,regiao da Serra de Ipiapaba.Gostaria de saber se voce tem algum conhecimento sobre esse ramo dos Leite no Ceará.

Desde já agradeço,

um abraço

Dulci

dubrasil2010@gmail.com

p: como poderia adquirir seu livro?

Anônimo disse...

Olá, Me chamo Lorena Emmanuelly Souza Leite, Meu Pai se chamaa Leocy Leite, nasceu em São José do Egito, e minha avó, Maria Leite, nasceu lá, e meu avó se chamava Virginio, só tive a onra de ve-lo depois de sua morte, pois meu pai foi criado pela minha avó, por que meu avó já teve mais do que 50 filhos,(é o que o dizem), eu nasci na cidade de Tabira, e minha Mãe Eliane Souza, de originalidade de Solidão, típico esses dois sobrenomes se atrairem, não?.
Tenho orgulho de ser quem sou, orgulho, dessas duas familias vitoriosas --*
atualmente ainda estou em tabira, estudo em uma escola Estadual, Tenho orgulho, da Cidade das tradições, onde a familia leite, passou a chamar atenção pelas atrações feitas pelo meu pai.

Sandra disse...

Ola, VALDIR. ME CHAMO MARIA SANDRA LEITE,NATURAL DE SÃO JOSE DO EGITO,
LEGITIMA DA FAMILIA LEITE.DE S.J.DO.E-PE,MINHA AVO FOI MARIA FRANCISCO LEITE, MINHA MÃE MARIA DO SOCORRO LEITE, MINHA MAE FOI UMA PESSOA MUITO CONHECIDA PELO OS MAIS VELHOS AI, POR SUA INDICIPLICA, NA SUA EPOÇA,MAS TENHO MUITO ORGULO DE LA, PELA SUA CORAGEM DE LUTAR PARA SER FELIZ, JUTO A SEU GRANDE AMOR , QUE FOI ADALBERTO LEITE, QUE IFELIZMENTE JÁ ERA CASADO QD ELA O CONHECEU, MAS MESMO ASSI ELA LUTOU MUITO POR ESSE AMOS MAS NÃO VENCEU.
COM MUITAS DESILUÇOES ELA RESOLVEU SAIR DA CIDADE.AI CASOU COM MEU PAI MAS DEUS CERTO,EU NASCI E ELA CAIU NO MUNDO HOJE MORAMOS EM SAO PAULO- SÓ RECONHEÇO COMO FAMILIA AI AS PRIMAS.DAS TIAS QUE JÁ MORRERAM +MARIA DE LURDES LEITE GOMES A OUTRANAO SEI O NOME.TENHO HOJE 47 ANOS VIVO EM SÃO PAULO DESDE DOS 7 ANOS TENHOS UM CASAL DE VILHOS, MINHA MAE ME CONTA MUITAS NOITICIAS DAI ,TENHO MUITO ORGULO DE SER DESTA FAMILIA.
MEU E-MAIL E SANDRINHALEITE@IG.COM.BR

Anônimo disse...

olá sou Jeanderson Leite da Silva, minha família é do Ceará, mas minha avó Maaria Leite da |Silva é Paraibana. Vc sabe algo a mais sobre minha família. Meu email é jean.semi@hotmail.com.

Janete leite disse...

Olá quero saber se alguns de vcs são meus parentes. Meu pai é da família Ferreira leite. Meu PAI se chama João Ferreira Leite, nasceu em São José do Egito em Pernambuco em 1935. A minha vó se chamava Antonia e meu avô Cristiano Leite da Silva ou Cristiano Ferreira Leite, não sei a ordem direito do sobrenome. Meu pai tinha muito irmãos, ams alguns já morreram, tinha um chamado josé, maria, entre outros. Tive a oportunidade de conhecer alguns primos que moram em sertãozinho, um chama Assis, Terezinha, uma tia que é conhecida como nega e etc.Se alguém for da familia leite do meu pai ficarei feliz em conhecer. Me chamo Janete da silva leite, meu e-mail: janete.bombom@bol.com.br / meu facebook: janete silva leite.

Janete leite disse...

Sandra, será q vc é minha parente ?? Meu pai é um mebro legítimo da família leite de São Jose do Egito-Pernambuco.
Olá quero saber se alguns de vcs são meus parentes. Meu pai é da família Ferreira leite. Meu PAI se chama João Ferreira Leite, nasceu em São José do Egito em Pernambuco em 1935. A minha vó se chamava Antonia e meu avô Cristiano Leite da Silva ou Cristiano Ferreira Leite, não sei a ordem direito do sobrenome. Meu pai tinha muito irmãos, alguns já morreram, tinha um chamado josé, maria,rosa e os outros não sei o nome, entre outros. Tive a oportunidade de conhecer alguns primos que moram em sertãozinho, um chama Assis, Terezinha, uma tia que é conhecida como nega e etc. Meus primo Assis, disse que a família do meu pai ( familia leite) é muito conhecida em São José do Egito-Pernambuco, e que lá tem até uma rua chamada familia leite. Meu pai saiu de São José do Egito quando tinha + ou - 17/18 anos, e nunca mais voltou,mas para glória de Deus, alguns parentes da familia leite que mora aki no interiro de SP procurou meu pai.Se alguém for da familia leite do meu pai ficarei feliz em conhecer. Me chamo Janete da silva leite, meu e-mail: janete.bombom@bol.com.br / meu facebook: janete silva leite

Médicos Ilustres da Bahia disse...


Estimado confrade,
Sou da família Leite, ramo da Bahia e Sergipe. Tenho dois blogs: FILHOS ILUSTRES DA BAHIA e MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E SERGIPE. Para acessá-los entre no Google e digite FILHOS ILUSTRES, etc ou MÉDICOS ILUSTRES, etc. Meu e-mail é leite9.geraldo@uol.com.br
Grande abraço

Unknown disse...

Meu nome também têm leite, minha mãe falou p mim q meu avô era italiano e tinha esse sobrenome, eu gostaria mas de saber dessa história incrível

Unknown disse...

Meu nome também têm leite, minha mãe falou p mim q meu avô era italiano e tinha esse sobrenome, eu gostaria mas de saber dessa história incrível

Unknown disse...

Meu nome também têm leite, minha mãe falou p mim q meu avô era italiano e tinha esse sobrenome, eu gostaria mas de saber dessa história incrível

Laís Leite disse...

Olá, também tenho o sobrenome Leite. Meu avô se chama Joaquim Antonio Rodrigues Leite, seu pai se chamava Joaquim Ferreira Leite, mas são de Minas Gerais. Gostaria de saber se alguém teria alguma informação para me dar sobre essa descendência dos Ferreira Leite!! Ficaria grata! email pra contato: lais-leite@hotmail.com

Unknown disse...

Boa noite gente, meu nome é Rildo Leite interessante este blog, pois hoje eu estive em conversa com meu tio, Manuel Neto Leite, casado com minha tá Verônica Ferreira Leite, e sou filho de Davi Ferreira Leite, sou tataraneto de Joaquim Ferreira Leite, que viveu nas imediações de São José do Egito e tomei conhecimento de uma parte da história da família, e resolvi fazer essa pesquisa e encontrei você Valdir. Gostaria de saber mais e trocar umas idéias com vcs, rildocalumbi@Outlook.com

Unknown disse...

Boa noite gente, meu nome é Rildo Leite interessante este blog, pois hoje eu estive em conversa com meu tio, Manuel Neto Leite, casado com minha tá Verônica Ferreira Leite, e sou filho de Davi Ferreira Leite, sou tataraneto de Joaquim Ferreira Leite, que viveu nas imediações de São José do Egito e tomei conhecimento de uma parte da história da família, e resolvi fazer essa pesquisa e encontrei você Valdir. Gostaria de saber mais e trocar umas idéias com vcs, rildocalumbi@Outlook.com

Unknown disse...

Sou Vamberto Leite de Desterro PB, mando um abraço para Argemiro!

Unknown disse...

A família Leite de Teixeira, Desterro, Itapetim, Tuparetama e São José do Egito é descendente do casal Quintino Leite Ferreira e Isabel Gomes de Almeida, procedentes da Bahia fundaram uma fazenda no município de Piancó Paraíba, denominada Tapera na primeira metade do século XVIII,tiveram 9 filhos que habitaram parte do vale do Piancó, Teixeira e São José do Egito. Desses descenderam a segunda geração da família, dentre eles Cláudio Leite Pai de Padre João Leite de Itapetim, Secundina Leite Ferreira mãe do Cônego Florentino Leite Barbosa autor do livro A família Leite no Nordeste brasileiro. Vamberto Leite, Desterro PB

Unknown disse...

Procuro qualquer informação sobre meu pai. Leone da Silva Leite Junior filho de Leone da Silva Leite. Vitória da conquista Bahia.

Unknown disse...

Procuro qualquer informação sobre meu pai. Leone da Silva Leite Junior filho de Leone da Silva Leite. Vitória da conquista Bahia.

Jejeh Sousa disse...

Também sou descendente de Leite, meu bisavó se chamava João Francisco de Sousa Leite e minha bisavó Maria Leite, tiverem vários filhos que foram criado em Patos - PB, entre eles: José Leite (meu avô), Adalberto, João Francisco, Luis, Goreth, Expedito. Hoje, a maioria deles moram em São Luis - MA, onde eu também resido. Estou indo amanhã ao Pernambuco e irei visitar São José do Egito onde gostaria de poder conhecer algum parente.
Qualquer informação, segue meu e-mail: jecsou@hotmail.com

Paulo Egito disse...

Olá, sou descendente da família Ribeiro Leite, de São Vicente Ferrer/PE. De acordo com documentos paroquiais e de cartórios, minha trisavó Vicência (nascida em 1883) possuía ao menos 3 irmãos: Manoel Ribeiro Leite, Tiago Ribeiro Leite e José Ribeiro Leite Filho. Eles eram filhos de José Ribeiro Leite e Adelina Cavalcanti de Albuquerque. Seus avós paternos eram Alexandre Ribeiro Leite e Delfina Maria da Conceição, e seus avós maternos eram João Ribeiro Leite e Anna Francisca Cavalcanti de Albuquerque. Caso tenham alguma informação, meu email é pvegito@gmail.com

Obrigado pela atenção,
Paulo

Unknown disse...

Boa tarde, me chamo Bárbara Barbosa Leite, nasci em Campina Grande - PB, filha de Fausto da Silva Leite, os meus avós paternos são Diomar Leite de Albuquerque e Francisca de Silva Leite que soa de Fagundes - PB, também estou a procura de nossa genealogia. Se alguém souber algo, fico grata! Espero encontrar alguns parentes por aqui. barbara.micielo@gmail.com

Terezinha Ferreira disse...

Ola sou Terezinha a qual Janete si refere moro atualmente em sertãozinho interior de são paulo,na verdade o pai dela meu tio João Ferreira Leite é de itapetim PE que na época não era cidade e pertencia a são José do Egito PE, somos de itapetim PE, sou filha de Severino Leite Ferreira, neta de Cristiano Leite Ferreira (conhecido como Liano) meu bisavó Felipe Ferreira Leite e ou Felipe Ferreira Leite era de pincó PB, tenho foto dele que pertencia ao meu avó Cristiano Leite Ferreira, meu bisavó era tio de 1º grau de Padre João leite de itapetim, nossa família é enorme.A maioria dos meus tios de primeiro grau moram aqui em sertãozinho sp alguns já falecidos outros estão vivos já bem idosos sendo todos de Itapetim PE, nossa família lá bem conhecida tendo as praças nosso sobre nome.
Em desterro também a família Leite é a mesma. O tio João pai da Janete ficou mais de sessenta anos desaparecido p/ nossa sorte encontramos e ele veio ao encontro com o resto da família morando hoje conosco em sertãozinho sp

Unknown disse...

Sou neto de Francisco Leite Ferreira de Sertania
Proprietário do antigo hotel gravata que não sei se ainda existe
Tem alguma relação com os Leite de São José do Egito e de tuparetama?

Eli disse...

Rildo Leite.
O nome da esposa de Manoel Leite Neto não seria Verônica Davi Leite?
Ele é pastor na Igreja Batista do Sítio Barra.
Eli Leite

Unknown disse...

meu nome e antonio marcos leite sou natural de santa luzia pb herdei o sobrenome leite da minha avó elisa leite chaves que era da regiao do vale do piancó gostaria de saber se temos algum parentesco.

kelly disse...

Olá, sou Kelly Cristina Ferreira de Almeida, neta de Antônia Leite Neta (irmã de Eurípedes e , tia de Neurenides ) ,casada com Francisco Ferreira Leite,ambos naturais da zona rural de Piancó, Paraíba. Se houver mais informações á respeito gostaria de receber. Obrigada. kel_almeida@outlook.com

Unknown disse...

Gente eu queria saber sobre a família Leite do estado do Piauí, meus bisavós eram Leite de Sousa e também outros membros da família invertiam para, de Sousa Leite. O meu nome é Lívia Leite Silva (Silva do meu pai). Minha mãe só sabe que a origem da família é da cidade de Picos.

Unknown disse...

Ola meu pai é da familia coata leite do Maranhão ele saiy de casa pequeno. Hj esta5 no Pará, procura por alguém. Seu pau crisantino leite, raimunda música costa. Se algum tiver informações. Meu Facebook Simony leite.

Unknown disse...

Boa tarde meu camarada aqui Ademir Leite meu pai ja e falecido nao conhecemos ninguem da parte de sei que sao de Lagoa dos Dentes Sergipe

Unknown disse...

bom dia meu nome é Euzébio Leite Da Silva. sou do parana meu avô era sebastiao leite da silva. nossa família e do interio de sao paulo e parana. família grande . será que tem alguma ligação com famílias leite da silva. por aqui.

Maria da Conceição de Lima Leite disse...

Eu também sou da Família Leite. Moro em Belo Jardim PE, mas meus parentes são todos de São José do Egito. Sou egipciense nascida em São José do Egito, Berço Imortal da Poesia. Terra do poeta Rogaciano Leite. Sinto orgulho de ter nascido no vale do Pajeú Meu avô se chama Antônio Batista Leite Meu nome: Maria da Conceição de Lima Leite

Elymárcia Primo disse...

Eu também sou da família Leite Cavalcante minha avó faleceu muito nova não conheço bem sua família só sei que seus pais moravam na zona rural do Pernambuco na Cutia Ferreiros PE não sei nada de seus pais infelizmente

Francisco B Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janete leite disse...

Eu tmb sou da familia Leite. Meu pai é o Joao Ferreira Leite. Nasceu em São Jose do Egito, filho do Cristiano .

Sideia disse...

Sou bisneta de marculino leite, provavelmente de Xique Xique ou barra BA, meu avô se chamava Anísio

Aline Almeida disse...

Olá carlos costa, meu nome é Aline Lucinda Leite de Almeida. Minha família Leite é toda de São José do Egito. Zé Leite em São José do Egito é extremamente conhecido. Ele deixou muitos filhos lá. Zé Leite é irmão de meu avô Batista liberal Leite de São José do Egito (recomendo que você vá conhecer lá) espero que tenha ajudado.

Unknown disse...

Olá, meu avô é natural de Pernambuco e tem o sobrenome Leite.

João Pedro disse...

Meu nome é João Pedro Barreto de SOUZA LEITE.
Herdei o Souza Leite dos meus bisavós do vale do Piancó. Mais precisamente SERRA GRANDE -PB.

Pelo que andei pesquisando e conversando com os mais velhos, nossa família descende da região de tuparetama-PE.

Unknown disse...

Ol sou leite interior de SP Reinaldo filho leite

Unknown disse...

Gostaria de saber se foi incluído o nome de Marly do Socorro leite que é filha de João Forentino Leite de Tabira Pernambuco

Unknown disse...

Oi Pesssoal, estou a procura da família Leite de São José do Egito, Minha mãe Iraci Leite de Araújo, pai chamava José Leite de Souza, tinha um tio chamado Levinio Leite. Se alguém conhecer ou souber, ficarei imensamente grata.

josi disse...

Estou a procura da minha genealogia, minha vó Joaquina leite da Silva da paraiba, um fato interessante e que,minha vó sabia ler e escrever muito bem,na fazenda onde morava quando solteira era quem lia as cartas e os noticiários, e escrevia para muitos que buscava esse serviço. Casou com 13 anos teve 16 filhos, lembro dela bem velinha lendo a bíblia,cartas e os jornais. Nao mais voltou a sua terra nenhum contato com sua família motivos, meu vô ainda jovem envolve-se com políticos e cangaceiros, para não morrer com toda família deixou tudo pra trás. Em 1976 minha vó faleceu no Rio de Janeiro. Um
pouco da história dos meus antepassados. Josireni Veríssimo

Exibição _Teste disse...

Me deparei com uma história interessante sobre a família Leite da qual também faço parte. O delegado Falcão citado acima provavelmente é o avô de minha esposa.