sexta-feira, 1 de março de 2013

ADVOCACIA SE FORTALECE


DEFESA DA ADVOCACIA

MDA escolhe nova direção e reelege presidente

O Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) escolheu, nesta quarta-feira (27/2), os novos membros de sua diretoria e renovou cerca de um terço de seus conselheiros honorários. Marcelo Knopfelmacher foi reeleito por aclamação, na primeira reeleição da jovem entidade. A gestão eleita ficará no comando até dezembro de 2015.
O Movimento de Defesa da Advocacia nasceu em 2002, quando jovens advogados se uniram para contestar as recorrentes invasões a escritórios de advocacia pela Polícia Federal. Segundo a entidade, seu intuito é complementar e reforçar a atuação de associações como a OAB, a Associação dos Advogados de São Paulo, o Instituto dos Advogados de São Paulo e o Instituto dos Advogados Brasileiros. Seus membros afirmam que, por ter estrutura menor que as entidades mais antigas, o movimento tem a vantagem de ser mais rápido na hora de identificar problemas e fazer reivindicações em defesa da classe e de suas prerrogativas. O primeiro presidente foi o criminalista Sérgio Rosenthal, hoje presidente da Aasp. Carlos Forbes foi o segundo e Knopfelmacher foi o terceiro e cumprirá agora novo mandato.
Nas eleições desta quarta, foram eleitos honorários 11 conselheiros. São eles Antônio Claudio Mariz de Oliveira; Arystóbulo de Oliveira Freitas; Braz Martins Neto; Carlos Roberto Fornes Mateucci; Carlos Suplicy de Figueiredo Forbes; Eduardo Perez Salusse; José Horácio Ribeiro; Karlheinz Alves Neumann; Márcio Kayatt; Roberto Podval; e Sérgio Rosenthal.
O resultado do pleito, segundo Marcelo Knopfelmacher, com a participação de membros de outras entidades, mostra a "união das associações de advocacia do país". Ele cita a presença, no conselho emérito do MDA, de Carlos Mateucci, presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (Cesa) e tesoureiro da OAB-SP; José Horácio Ribeiro, presidente do Instituto de Advogados de São Paulo (Iasp); de Sérgio Rosenthal, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp); de Mariz de Oliveira, que foi presidente da OAB de São Paulo; e de Braz de Oliveira, que foi secretário-geral da seccional.
“Existir uma entidade da qual fazem parte dirigentes e ex-dirigentes de todas as demais foi a tônica do evento da quarta. Diferentemente das outras entidades, o MDA congrega membros de todas as outras associações e grupos de advogados”, resume o presidente reeleito

Nenhum comentário: